Partes da Topografia

Topografia pode ser dividida em partes que serão especificadas a seguir:
Topometria: Constitui o conjunto de operações de campo que tem por objetivo coletar elementos para a completa elaboração das plantas planialtimétricas. É subdividida em:

• Planimetria: - Operações de campo para determinar tudo que existe em uma superfície (terreno), tais como seus limites, acidentes naturais ou artificiais, confrontações (vizinhos), sua área, onde todas as grandezas serão representadas segundo um plano horizontal. Essas grandezas são as distâncias horizontais e ângulos horizontais.

• Altimetria: - Operações de campo, que tratam da busca de elementos que permitam a representação do relevo do terreno levantado, através do traçado das curvas de nível, desenho dos perfis ou cortes, onde as grandezas são observadas segundo um plano vertical.

• Topologia: Estuda as formas da superfície terrestre e as leis de formação do modelado topográfico, estabelecendo relações entre o relevo do solo e a sua formação.

• Taqueometria ou Taquimetria: Estuda a determinação indireta das distâncias horizontais e das diferenças de nível, através de meios óticos ou meios mecânicos, empregando instrumentos denominados taqueômetros.

• Aerofotogrametria: Técnica usada através da interpretação de fotografias aéreas, com a finalidade de obter informações e/ou dados quantitativos para fins de mapeamento e reconhecimento planialtimétrico da superfície.

• Desenho Topográfico: Consiste na representação em planta de toda e qualquer superfície levantada.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.