O que é Levantamento Topográfico

Levantamento Topográfico de uma determinada área visa obter com precisão, usando-se métodos e instrumentos adequados, os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno.
Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GNSS (Global Navigation Satellite Systems), os levantamentos topográficos são executados com equipamento topográfico de extrema precisão como a Estação Total.
Os Levantamento Topográfico são realizados de acordo às especificações do contratante que conforme sua necessidade definirá a escala final do produto.
Existe uma enorme relação entre a precisão de um dado levantado em campo e a precisão de representação desse mesmo dado, não sendo possível representar graficamente um dado com precisão superior a precisão real do dado levantado.
A partir dos métodos, procedimentos e técnicas assim como as características dos equipamentos utilizados nas medições e processamento dos dados levantados em campo será definida a precisão dolevantamento topográfico e a partir daí junto com a escala de representação e as técnicas utilizadas na mesma se dará a precisão na representação dos dados topográficos coletados em campo.
Segundo a ABNT, 0,2mm ou 0,0002m é o erro gráfico máximo admitido em uma planta topográfica.
Na maioria dos levantamentos faz-se necessária a materialização, no terreno, dos pontos levantados (normalmente através de piquetes), que deve ser estável, protegida e em local de pouca circulação, e quando possível identificada por uma pequena chapa metálica.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.