O Que é Cálculo de Volume de Terraplanagem

Numa uma obra o custo do movimento de terra é em grande parte significativo em relação ao custo total da obra, portanto apresenta-se como um ponto importante a ser analisado. Quanto maior for o equilíbrio entre os volumes de cortes e aterros menores serão os custos de terraplenagem.
Na construção de uma estrada, por exemplo, uma das principais metas durante a elaboração do projeto é encontrar um traçado onde haja o menor movimento de terras possível e um perfeito equilíbrio onde os materiais de corte possam ser utilizados nos aterros.
O Cálculo de Volume de Terraplanagem normalmente é determinado a partir de dados de levantamentos topográficos, como seções transversais para faixas longas e estreitas (rodovias e ferrovias) ou método da malha cotada para grandes áreas (volume de água de um reservatório, por exemplo).
Portanto, para a otimização dos custos com movimento de terra em uma obra, a contratação de serviços topográficos é necessária e fundamental o que garantirá a perfeita execução da mesma.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.